noticias340 Seja bem vindo ao nosso site TV TVR!

Região

4 de abril: População lota avenida Sampaio Vidal no desfile de 96 anos de Marília

Manhã teve solenidade com hasteamento das bandeiras e desfile. Esquadrilha da Fumaça fez apresentação surpresa às 9h

Publicada em 04/04/2025 às 16:38h | Prefeitura de Marilia  | 115 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

4 de abril: População lota avenida Sampaio Vidal no desfile de 96 anos de Marília
 (Foto: Gisele Gally)


Iniciando as comemorações dos 96 anos da cidade de Marília nesta sexta-feira, 4 de abril, o Paço Municipal amanheceu pronto para o evento oficial, que contou com a presença de autoridades civis, militares, religiosas, entidades da sociedade e, o mais importante, contou com a presença da população, que lotou a avenida Sampaio Vidal para participar das homenagens.

A preparação para a festa começou há mais de um mês, quando as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Infraestrutura iniciaram a revitalização do entorno da Prefeitura, com remodelação do paisagismo, pintura da fachada e limpeza de estátuas e placas de homenagem. Além disso, a Secretaria Municipal da Cultura já vinha trabalhando havia bastante tempo nos preparativos e na programação para o desfile e para todo o mês de abril.

Contando com a presença do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), do vice-prefeito, Rogério Alexandre, de vereadores, secretários municipais, cúpula militar, Tiro de Guerra e representantes da sociedade civil, a partir das 8 horas houve a solenidade de hasteamento das bandeiras. O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, hasteou a bandeira de Marília, o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), hasteou a bandeira de São Paulo, e o Tenente Coronel Marcio Costa da Silva, Comandante do 9º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), hasteou a bandeira do Brasil.

O ato solene contou com a execução do Hino Nacional pela jovem artista Ana Laura, que cantou à capela em uma bela apresentação. Ana Laura tem apenas 15 anos e já tem música de trabalho, está bem conhecida no interior e agora começa a se apresentar em alguns estados fora de São Paulo. Na sequência, foi executado o Hino à Marília.

Logo após o hasteamento das bandeiras, o prefeito Vinicius Camarinha discursou, tendo iniciado agradecendo a presença das autoridades e de toda a população. “Nos últimos oito anos, Marília enfrentou tempos difíceis. Nossa cidade passou por um período de abandono, que afetou nossas finanças, nossa infraestrutura e, acima de tudo, nosso espírito comunitário. No entanto, estou aqui para afirmar que esses dias ficaram para trás. O cuidado chegou com tudo! Estamos em um novo capítulo, um capítulo de renovação e esperança”.

Dando prosseguimento ao pronunciamento, o prefeito disse que a prioridade tem sido restaurar a dignidade e o orgulho da cidade. “Iniciamos um processo rigoroso de recuperação financeira, implementando medidas de gestão eficiente e transparente. Graças ao esforço conjunto de nossa administração e ao apoio da comunidade, começamos a ver resultados positivos”, afirmou.

Ainda de acordo com Vinicius Camarinha, seu governo está investindo na reconstrução da infraestrutura da cidade, com projetos de revitalização para reparar e modernizar as ruas, praças e espaços públicos. “Nosso objetivo é transformar Marília em um lugar onde cada cidadão se sinta orgulhoso de viver”.

Quando mencionou os serviços essenciais, o prefeito Vinicius disse que esse é o foco da gestão. “A educação, a saúde, segurança e o social são pilares fundamentais para o desenvolvimento de nossa cidade, e estamos comprometidos em garantir que cada um desses setores receba a atenção e os recursos necessários”.

O prefeito Vinicius Camarinha agradeceu a presença de todos e disse que, juntos, estamos construindo um futuro promissor, honrando nosso passado e abraçando as oportunidades que estão por vir. “Hoje, ao celebrarmos 96 anos de história, quero expressar minha profunda gratidão a cada um de vocês. A resiliência e o espírito de comunidade dos cidadãos de Marília são a força motriz por trás de nossa recuperação. Parabéns, Marília, pelos seus 96 anos! Que esta nova fase seja repleta de conquistas e prosperidade para todos nós”, finalizou.

Encerrando seu pronunciamento no ato solene, o prefeito Vinicius Camarinha disse que valoriza a família. “Agradeço a família mariliense, que luta para fazermos desse chão uma terra cada vez melhor. Agradeço a minha equipe, os nossos secretários que estão conosco, unidos, irmanados para cumprirmos juntos todas essas missões que nos foram designadas pelo povo de Marília. Agradeço o apoio da Câmara Municipal, que é nossa base, que está unida para enfrentarmos esses desafios e entregarmos à população o melhor resultado. Especialmente, agradeço a força maravilhosa do nosso povo, que nos dá energia todos os dias para trabalharmos por essa cidade. Agradeço as mães que estão aqui, as crianças, que são nosso maior patrimônio. Estou entusiasmado para fazermos as coisas acontecerem. Vocês me verão ao lado de vocês nas ruas, nos hospitais, nos postos de saúde, nas escolas. Vocês me verão em cada canto dessa cidade com vocês, nos bairros, nos distritos, enfrentando os desafios. A cada dia as coisas vão melhorar, vocês vão ver”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.

SURPRESA NO CÉU DE MARÍLIA

Após o ato solene de hasteamento das bandeiras com o pronunciamento do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) em frente ao Paço Municipal, na avenida Sampaio Vidal, e antes do início do desfile, os marilienses que estavam aguardando na avenida foram surpreendidos às 9 horas com o sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça na região central da cidade.

Com apresentação oficialmente marcada para acontecer em evento a partir das 14 horas em frente ao Bosque Municipal, a presença da Esquadrilha surpreendeu a todos, trazendo mais alegria e animando o público presente, bem como servindo de convite para o evento completo da tarde.

DESFILE CÍVICO- MILITAR

Logo em seguida à apresentação surpresa da Esquadrilha da Fumaça, poucos minutos após 9 horas teve início o tradicional desfile cívico-militar, momento em que mais de 170 delegações de diversos órgãos e setores públicos municipais, estaduais e federais, além de entidades da sociedade civil, associações e projetos sociais desfilaram com orgulho comemorando os 96 anos de Marília, mostrando a pujança e união de toda a sociedade mariliense. Junto ao prefeito Vinicius Camarinha, acompanharam o desfile do palanque a primeira-dama, Beatriz de Almeida Vilela, a presidente do Fundo Social, dona Paula Almeida, vereadores, secretários e demais autoridades civis e militares.

O Desfile começou com a apresentação de batalhões oficiais: Marinha do Brasil – Comando do 8º Distrito Naval da Capital São Paulo; 37º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Lins; Tiro de Guerra 02-059 de Marília; Polícia Rodoviária Federal; 9ºBPM/I – Batalhão de Policia Militar do Interior; Polícia Civil do Estado de São Paulo; Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Ambiental; 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros; e Frota da Prefeitura Municipal. Logo depois, foi a vez da Banda do Musical – Projeto Social Antônio Marangão, de Garça.

Na sequência, foi a vez do desfile das secretarias municipais e seus projetos. Secretaria Municipal da Educação; Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil: Amor Perfeito; Chico Xavier; Chapeuzinho Vermelho; Leda Casadei; Sementinha; e as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental): Antonio Ribeiro; Chico Xavier; e Nelson Gabaldi.

Depois, desfilou o Fundo Social de Marília, a Secretaria Municipal da Cidadania, e as entidades: a Banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; a Associação de Pais e Amigos do Autista – Espaço Potencial; e a Associação Amor de Mãe. Em seguida, foi a vez da Secretaria Municipal da Saúde. Na sequência, foi a vez da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), que contou com a participação da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) e da Vertical Rapel Marília, e contaram com apoio da Tack, Bild e Triciclos no Domingo da Família.

A próxima secretaria foi a do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, que trouxe para a avenida pessoas com deficiência nas bicicletas Julietti, seguida pela Fanfarra Projeto Tocando em Frente – Patrulha Juvenil de Garça.

Na sequência, a Diretoria de Ensino da Região de Marília se apresentou, contando com as Escolas Estaduais: EE. Alcir Raineri; EE. Prof. Amilcare Mattei; EE. Antonio Augusto Netto; EE. Baltazar Godoy Moreira; EE. Geógrafa Emico Matsumoto; seguidas pelo Colégio Objetivo; Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal; ETEC – Escola Técnica “Antonio Devisate”; e Escola SENAI “José Polizotto”.

Em seguida, foi a vez do Clube de Desbravadores Igreja Adventista do 7º Dia, seguido pelos clubes: Clube dos Aventureiros Luzeiros da Colina; Clube dos Aventureiros Formiguinhas; Clube dos Desbravadores Plus Ultra; Clube dos Desbravadores Apocalypse; Clube dos Desbravadores Gigantes do Vale; Clube dos Desbravadores Leões do Coimbra; e 100º Grupo de Escoteiros “Cristo Rei”.

O próximo grupo a desfilar foi o de clubes de carros antigos e jipeiros: Clube do Ômega; Clube do Opala Marília; Fusca Clube de Marília; Jeep Clube; Jipeiros de Marília; Grupo de Veículos Antigos – 014.

Finalizando o desfile, a Secretaria Municipal da Cultura se apresentou com os seguintes projetos e grupos de artistas: Projeto “Teatro da Cidade”; Escritoras de Marilia; Grupo Mexa-se; Projeto Guri – Regional de Marília; Academias de Ballet e Danças: Academia Milene Bertoldi; Instituto Soul Dance; Studio Move; Academia Pietra Lincah; Academia Balé Clau; Academia Viva Leve; Academia Âme; Capoeira Marília – Brasil; Skate – Esporte e Cultura; e, por último, a Banda Marcial “Cidade de Marília”.

BOLO DE ANIVERSÁRIO

Após a programação do desfile, para encerrar a manhã de festividades do aniversário do município neste 4 de abril, houve a distribuição gratuita de 6 mil pedaços de bolo gelado e refrigerantes (estes últimos cedidos pela Coca-Cola Femsa de Marília), além de bolos e biscoitos cedidos pela Marilan.

PROGRAMAÇÃO

Para a tarde de hoje (4 de abril), já está confirmada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que vai sobrevoar a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes – em frente ao Bosque Municipal. O evento será a partir das 14 horas e contará com palco de apoio com som para apresentação do Taikô Réquios e do Grupo KN4, além de praça de alimentação, brinquedos infláveis e um estande para autógrafos dos pilotos militares.

Encerrando o dia de 96 anos de Marília, na noite desta sexta-feira (4 de abril), às 19 horas, o Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” receberá a apresentação da Banda Musical dos Fuzileiros Navais de São Paulo.

A programação especial vai seguir durante todo o mês de abril, com atividades culturais, esportivas, turísticas, eventos de conscientização de saúde e de meio ambiente, encenação da Paixão de Cristo e a tão esperada Japan Fest. A agenda completa está disponível na página https://www.marilia.sp.gov.br/marilia-96-anos.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca TV TVR
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (11)97027-7246
Visitas: 346560 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - TV TVR - TV Regional
Converse conosco pelo Whatsapp!