Dentro das festividades de aniversário celebrado esta semana, quando a cidade de Pompeia completou 96 anos de fundação, a Santa Casa de Pompeia foi homenageada por grande parte da sociedade pompeiana em evento realizado na sede do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, ao lado da entidade Serviço de Integração de Menores (Sim), que também recebeu destaque em solenidade bastante concorrida, com as presenças de autoridades local e regional. “Esse pessoal que trabalha na Santa Casa é digno de respeito, pois, dedicam grande parte do tempo da vida deles, em dedicação a vida de outras pessoas”, disse Takashi Nishimura, ao promover este encontro de reconhecimento e gratidão. “A visão voluntária, da diretoria do hospital, por exemplo, é algo que merece ser destacado”, completou o empresário. “Nosso reconhecimento aos provedores de hoje e de outros tempos, ao conselho de administração, a Prefeitura Municipal, e ao povo de Pompeia que sempre está aberto para ajudar, quando solicitado”, destacou Takashi Nishimura.
Em sua fala o dirigente do Grupo Jacto e da Familia Nishimura, acrescentou os agradecimentos aos médicos “portadores de milagres” e aos enfermeiros e enfermeiras, “importantes na recuperação dos enfermos”, bem como dos demais funcionários que fazem parte da Santa Casa de Pompeia. “Nosso muito obrigado a todos vocês, que com sacrifício e dedicação fazem funcionar esta importante Casa de Saúde. Nossa Gratidão a todos vocês”, completou Takashi Nishimura ao lembrar de que Pompeia está na 13ª posição de melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), por causa do espírito voluntário da população pompeiana.
Alair Mendes Fragoso, provedor atual da Santa Casa de Pompeia, falou em nome da instituição, agradecendo o reconhecimento e explicou como vem sendo o trabalho da diretoria. “Até 2019 não havia regulamentação legal sobre a verba parlamentar para custeio”, disse o dirigente hospitalar ao mostrar os R$ 3.214.000,00 de investimento conseguidos de parlamentares para custeio. “Não imagino como era antes de 2019 sem essa ajuda”, falou ao destacar as 2.259 consultas realizadas em média por mês, e os 3.324 exames em média realizados mensalmente. “Só esse ano foram mais de 18 mil consultas realizadas, até setembro, e outros 26 mil exames realizados”, mostrou o provedor ao agradecer publicamente o trabalho da Diretora Técnica, Raquel Contente; da enfermeira, Bruna Carvalho Pivetta da Costa e do administrador Claudemir Bolfi. “Nossa equipe tem se dedicado muito e o resultado é o Centro Cirúrgico, Pronto-Socorro, as placas de energia, o Centro Cardiológico, dentre outras conquistas importantes nos últimos anos”, apontou.
Aproveitando a oportunidade, Alair Mendes Fragoso explicou que muito há de ser feito ainda na Santa Casa de Pompeia. “A população sabe que qualquer dia, hora e situação, tem uma equipe profissional à disposição”, enfatizou ao questionar: “Quando estamos com algum problema de saúde, para onde corremos?”, falou ao enfatizar a importância da Responsabilidade Social entre as pessoas. “Qualquer pessoa pode ajudar de qualquer maneira, não necessariamente somente com dinheiro”, destacou ao apontar para o “QR Code” colocado estrategicamente com a chave pix em todas as mesas para contribuições espontâneas. “Não é apenas pedir, é lembrar que a Santa Casa precisa da ajuda de todos”, disse sorrindo ao solicitar a ajuda dos presentes. “Tem pessoas que ajudam com dinheiro, outros com produtos, tem aqueles que ajudam com serviços e até com ideias”, explicou. “O importante é o sentido de ajudar, pensando no outro que também vai precisar do hospital”, refletiu o dirigente.