O M.E.D.O., torneio que será realizado no Bauru Tênis Clube (BTC) no próximo dia 28 de setembro, movimenta a cena esportiva da cidade com muita descontração e competição saudável. Conhecido por misturar clima de brincadeira com disputas sérias, o evento reúne médicos, engenheiros, advogados e médicos esportistas que se aventuram em várias modalidades, criando um ambiente de confraternização que envolve não só os participantes, mas também familiares e torcedores.
O torneio nasceu na década de 70, com o então delegado de polícia de Bauru, Francisco de Assis de Moura, o Chicão. Atleta que já havia representado o Brasil fora do país em diferentes oportunidades, ele teve a iniciativa de reunir profissionais de várias áreas, especialmente medicina, engenharia, direito e odontologia, criando a competição. As primeiras edições foram realizadas na Chácara Odete, que pertencia ao dentista Odorante Tavano.
O evento cresceu e ganhou força na década de 70, quando recebeu o nome de “Olimpíadas do M.E.D.O”. Foram quase 15 anos na ativa, até a morte de Chicão, em 1983. Aos poucos, foi diminuindo em expressão, até que ficou paralisado por cerca de 20 anos. No início dos anos 2000, as entidades responsáveis pelo evento começaram a retomar as atividades, apoiadas, principalmente, pelo então presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenag) de Bauru, Eduardo Gomes Pegoraro, e do filho de Chicão, engenheiro que leva o mesmo nome e apelido do pai.
O torneio voltou definitivamente em 2015, mas teve que ser suspenso novamente em 2020, por conta da pandemia. Em 2023, o M.E.D.O retornou de vez. E, neste ano, a promessa é de mais uma edição inesquecível. Serão 11 modalidades: corrida; futebol; fut pong; natação; biribol; tênis de campo; beach tennis; ping pong; snooker; truco e xadrez. Todas as modalidades contarão com arbitragem profissional.
Além das competições esportivas, também terá um almoço para os participantes. Os profissionais interessados em representar a classe ainda podem se inscrever. Os organizadores convidam, também, as famílias a participarem. O almoço inclui bufê e chope e o ambiente é familiar. As competições começam às 7h com a corrida.
O evento é promovido pelas associações de classe das profissões envolvidas: Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e subseção de Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Será uma oportunidade de networking para todos e um momento de descontração. O M.E.D.O. é um evento tradicional em Bauru e esta edição será ainda mais especial”, ressalta Fabiane Bastazini, diretora da APCD e organizadora do evento.
Sigla
A sigla M.E.D.O. é a abreviação de Mistura Esportiva de Oportunidades e reflete o espírito do torneio, que aposta na diversidade de categorias, incluindo duplas e jogos individuais, e busca incentivar o esporte entre pessoas de diferentes idades e níveis de habilidade. As partidas são marcadas por jogadas acirradas, mas a verdadeira vitória está no senso de união que toma conta do clube durante os dias de competição.
Serviço: O M.E.D.O. 2024 é aberto à participação de profissionais de medicina, engenharia, direito e odontologia e será realizado no dia 28 de setembro, no Bauru Tênis Clube (BTC). Inscrições e mais informações pelo WhatsApp (16) 99313-5011.