O trabalho em conjunto realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Pompeia e a Fundação Sunji Nishimura de Tecnologia, iniciado em 2023, terá prosseguimento nas próximas temporadas, de acordo com a presidente da associação comercial pompeiana, Marineves da Silva Barros Souza, ao reforçar a parceria institucional entre as duas organizações. “O trabalho que o superintendente executivo da fundação, Élvis Fusco, vem desenvolvendo é muito importante para o prosseguimento do nosso projeto”, disse a dirigente ao ratificar a continuidade do trabalho em conjunto que vem sendo realizado, seja na área da inovação como na de empreendedorismo. “Passamos a ter uma dinâmica mais intensa nestas duas áreas, e de forma objetiva”, ressaltou a gerente administrativa da associação comercial, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que considera importante a continuidade das ações.
Segundo Marineves da Silva Barros Souza sob a coordenação de Élvis Fusco em seminários, encontros e “workshops”, foram realizados como forma de ampliar as discussões nas áreas do ambiente de inovação e as ações desenvolvimentistas pensando na cidade do futuro. “Os eventos que ele coordenou sempre apresentaram alternativas viáveis e que aos poucos estão se tornando realidade para todos nós”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao apontar o programa “InovAce”, como sendo um dos resultados dos sucessivos encontros realizados com empreendedores de Pompeia. “Esse é um programa que colocou a cidade de Pompeia na vanguarda da inovação”, disse Marineves da Silva Barros Souza que reconhece ser um assunto complexo, porém, o grupo de Pompeia está muito bem assessorado com as orientações do superintendente da Fundação Sunji Nishimura de Tecnologia. “O Élvis tem um jeito fácil de nos fazer compreender algo complexo”, disse a presidente da associação comercial de Pompeia.
No recente “Manifesto de propostas na área do desenvolvimento econômico do município de Pompeia”, entregue recentemente ao prefeito da cidade de Pompeia, Diogo Montefusco Ceschim Silva, envolvendo a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, o Sebrae, a Fatec Pompeia, o Senai Pompeia, a Ciag e o Conselho Visão Pompeia 2038, segundo Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas o trabalho de pesquisa apresentado, são resultados de encontros realizados durante o ano de 2024, coordenados por Elvis Fusco que atua nas áreas da educação, transformação digital, inovação tecnológica, empreendedorismo de base tecnológica, clusters empresariais e ecossistemas de inovação, tendo facilidades para a coordenação. “Todos nós parceiros nos sentimos muito seguro com a coordenação dele, afinal, é um estudioso e especialista no assunto”, disse Marineves da Silva Barros Souza ao lembrar das presenças dele no Conselho Estratégico da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo, também.
Em 2025 o Programa InovAce terá continuidade neste trabalho em conjunto entre a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia e a Fundação Sunji Nishimura de Tecnologia, e demais parceiros. Cinco atividades foram realizadas no ano passado, depois do lançamento do programa em abril: “Workshop” Primeiros Passos na Inovação (junho), Kick-off Hub de Inovação: Parcerias para inovar (agosto), “Workshop” Inovação na Prática (setembro), 1º "Hackathon" InovAce (outubro) e o Happy Hour InovAce, resultados de 2024 (novembro). “Vamos anunciar em breve as atividades deste ano”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas entusiasmada com o programa em desenvolvimento.