Na primeira semana do ano, e da nova gestão pública na cidade de Pompeia, reunião envolvendo representantes da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia e de outras instituições da educação, o empreendedorismo e a tecnologia, aconteceu no gabinete do Prefeito Diogo Montefusco Ceschim Silva, quando foi entregue um manifesto de propostas para a área de desenvolvimento econômico de Pompeia, contendo 13 páginas, com uma detalhada introdução, especificação de plano estratégico de desenvolvimento econômico, demonstração das dimensões temáticas do manifesto, e de propostas com ações e considerações finais. “Esse documento foi criado em conjunto com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Sebrae, Fatec Pompeia, Senai Pompeia, Ciag e Conselho Visão Pompeia 2038”, disse Marineves da Silva Barros Souza, presidente da associação comercial pompeiana que fez a entrega do documento ao prefeito municipal ao lado de representantes de cada entidade participante.
No documento existem propostas sobre incentivos fiscais para atração e criação de novas empresas; agenda cultural anual de fomento ao turismo; criação de uma infraestrutura para eventos locais; discussão sobre o fomento a cadeias produtivas locais, bem como de incubadora de empresas; a criação da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; o programa de capacitação e desenvolvimento de talentos; modernização do comércio pompeiano; legislação de incentivo a empresas de base tecnológica; plano diretor municipal; inserção de áreas de tecnologia, empreendedorismo e inovação no ensino municipal; criação do comitê de trânsito e estacionamento no centro comercial; criação do banco de vagas e currículos; e sobre a implementação da central de monitoramento por câmaras. “O alinhamento destas ações com o Poder Público Municipal é de fundamental importância para o sucesso do plano”, disse Rinaldo José Traskini, ex—presidente da associação comercial de Pompeia, presente no encontro realizado na Prefeitura Municipal.
De acordo com Alair Mendes Fragoso, ex—presidente da associação comercial, também presente na reunião, este movimento visa envolver ações nas áreas da indústria, comércio, serviços, agronegócio, turismo, educação, capacitação, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação. “São muitas as áreas que devemos envolver, para que o plano seja completo e participativo”, falou o dirigente que elogiou o interesse do grupo em se envolver com o Poder Público Municipal principalmente com sugestões, ideias e oportunidades de discutir cada assunto de forma individualizada. “Isso demonstra que o pessoal está preocupado com os destinos da cidade, e quer ajudar”, completou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial. “Ter uma abertura para discutir todos esses pontos é importante para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou Elvis Fusco, do Instituto Shunji Nishimura de Tecnologia, também presente no gabinete do prefeito.
Diogo Montefusco Ceschim Silva agradeceu a presença de todos, logo na primeira segunda-feira do ano e da gestão, mostrando interesse em ajudar e se colocar à disposição para colaborar no plano. “Isso é muito importante para a cidade e queremos a ajuda do setor produtivo e principalmente das ideias desenvolvimentistas, e dentro da realidade local, a Prefeitura fará a parte que lhe cabe”, disse ao apoiar o manifesto e sugerir novos encontros. “Quero apresentar a ideia desta gestão em muitas destas áreas e ver onde podemos somar esforços”, falou ao citar alguns exemplos que já serão realizados nos próximos dias, por iniciativa da própria Prefeitura Municipal e que contemplarão algumas das ações inscrita no manifesto apresentado.