Valdenice Valderramas, gerente da associação comercial de Pompeia, fala sobre lojas abertas até as 20 horas (Foto: Divulgação)
Pela primeira vez no ano as lojas do comércio de Pompeia funcionarão em caráter extraordinário até às 20 horas, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia. “O funcionamento será das 9 às 20 horas”, ratificou a presidente Marineves da Silva Barros Souza ao observar no calendário especial de funcionamento das lojas de Pompeia, combinado entre os comerciantes associados e divulgado previamente pela entidade. “É um horário alternativo decidido pelos lojistas que vamos testar este ano”, disse a dirigente ao lembrar que para o Dia das Mães, em maio, as lojas funcionaram na sexta-feira dia 10, até às 22 horas. “Para o Dia dos Pais será até às 22 horas, também”, frisou ao verificar no calendário o dia 09 de agosto, sexta-feira.
Segundo Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial pompeiana, o Dia dos Namorados está entre as melhores datas do comércio varejista, atrás do Dia das Mães, Dia dos Pais e da "Black Friday". “Já foi uma data mais celebrada”, recorda a dirigente ao ter dúvidas se dia dos Namorados é melhor que o Dia das Crianças. “É difícil saber, pois, o movimento nas duas datas são bem semelhantes”, falou a dirigente que acredita no fluxo de consumidores entre as lojas da cidade próximo a 10% a mais do que o movimento realizado no ano passado. “Estou otimista, afinal, não está fácil o varejo, principalmente por ser um ano político e as incertezas econômicas”, disse.
De acordo com Marineves da Silva Barros Souza 33,6% dos consumidores estão demonstrando interesses em comprar presentes para os namorados, porém, outros 45,2% dizem que comprarão, mas, investirão menos. “A pesquisa é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que serve de parâmetro para todo o varejo da América Latina, por concentrar o maior número de consumidores e lojistas”, disse a presidente da associação comercial pompeiana. “Creio que o investimento não passará de R$ 300,00 entre os consumidores”, arrisca a dirigente ao lembrar que a data não tem o mesmo apelo que o Dia das Mães ou Dia dos Pais que são mais fortes. “A preferência do consumidor continua sendo comprar em lojas físicas, e uma pequena parte vai investir no comércio eletrônico”, falou ao ver a pesquisa e sugerir que o lojista tenha as duas opções. “Na dúvida que possamos vender na loja e pela Internet”, sugeriu.
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas explica que o horário de funcionamento do comércio de Pompeia é decidido entre os comerciantes associados que são convocados para uma assembleia e discutem data por data sobre o horário de funcionamento. “Diante da insegurança no movimento optou-se por testar esse horário alternativo até às 20 horas, ao invés de 22 horas”, explicou. “Se for bom, manteremos, do contrário voltaremos no ano que vem até às 22 horas como acontece normalmente em outras cidades da região”, explicou ao mostrar preocupação entre os comerciantes. “Hoje o custo para manter uma loja aberta não é tão simples como se imagina”, disse ao lembrar as mesmas dificuldades quanto aos sábados em que as lojas, também, abrem em horários alternativos dependendo da situação. “Por isso é importante ter o nosso calendário em mãos, para saber certinho quando as lojas estarão abertas”, falou ao apontar o site da entidade onde se encontra o calendário eletronicamente.