noticias232 Seja bem vindo ao nosso site TV TVR!

Política

Pré-candidato Eduardo Nascimento recebe demandas do GT Saúde Mental em Pauta

Publicada em 16/07/2024 às 13:57h - 60 visualizações

Assessoria de Imprensa - Carlos Teixeira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pré-candidato Eduardo Nascimento recebe demandas do GT Saúde Mental em Pauta  Compartilhar a noticia Pré-candidato Eduardo Nascimento recebe demandas do GT Saúde Mental em Pauta  Compartilhar a noticia Pré-candidato Eduardo Nascimento recebe demandas do GT Saúde Mental em Pauta

Link da Notícia:

Pré-candidato Eduardo Nascimento recebe demandas do GT Saúde Mental em Pauta
 (Foto: Divulgação)

Representantes do GT (Grupo de Trabalho) Saúde Mental em Pauta entregaram um diagnóstico situacional dos problemas e demandas de saúde mental ao pré-candidato a prefeito de Marília, vereador Eduardo Nascimento (Republicanos). O levantamento é resultado do trabalho realizado pelo GT desde o ano passado, quando começaram a ser estruturadas ações voltadas à questão da saúde mental. O documento e a carta-compromisso estão sendo entregues para todos os pré-candidatos que se dispuseram a receber os representantes.

 

A terapeuta ocupacional Adriana Magali Dezotti Batista destacou que o relatório do 1º Fórum Popular de Saúde Mental de Marília apresenta a estrutura atual do setor, de acordo com as informações compartilhadas pelos participantes, dos diferentes segmentos sociais, assim como aponta que as políticas públicas devem ser aprimoradas e implantadas, para garantir o atendimento da população. A falta de médicos, profissionais de saúde mental qualificados e de articulação entre as diferentes pastas da administração, foi uma das questões apresentadas pelas representantes do GT.

 

Segundo Adriana, faltam áreas de lazer, de esportes, atividades culturais, de economia solidária e de outras atividades, são importantes determinantes sociais para qualidade de vida e saúde mental da população. “O que se nota é a necessidade de ampliação dos serviços da rede de atenção psicossocial, a qualificação dos profissionais e a melhoria da estrutura do atendimento específico, na área, além da falta de políticas intersetoriais, com as outras pastas da administração. O tratamento da saude mental não deve ser pautado somente na saúde, mas deve estar articulado com a educação, os esportes, a cultura, a assistência social e tantos outros segmentos que se interligam e proporcionam bem-estar às pessoas”, ressaltou.

 

Eduardo Nascimento foi receptivo a apresentação das demandas e destacou que as informações devem ser usadas na estruturação do PROM (Plano de Reconstrução e Organização de Marília). “Eu senti na pele as dificuldades que todo cidadão sente, quando precisei do serviço de saúde mental. Eu não tenho o conhecimento técnico, como vocês, mas vivi as mesmas dores que a população”, ressaltou Nascimento.

 

O pré-candidato afirmou que também entende que as pastas devem ser interligadas, como forma de promover qualidade de vida às pessoas. “Quando fui secretário de esportes, viabilizamos atividades físicas para os idosos. Trabalhávamos com as atividades físicas e de lazer das crianças e fizemos inúmeras ações que vêm ao encontro da demanda apresentada por vocês”, ressaltou Nascimento.

Ele também assinou a carta-compromisso apresentada pelo GT Saúde Mental em Pauta, enfatizando que o relatório pode ser um importante aliado na estruturação do setor. “Com certeza vamos aproveitar as propostas e apontamentos que estão relacionados neste documento, para nortear o que pensamos e queremos fazer pela cidade, caso sejamos vitoriosos nas urnas”, finalizou.

Participaram do encontro com Nascimento, além da terapeuta ocupacional Adriana Dezotti, a médica sanitarista Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa; o professor Emerson da Silva Santos, o psicólogo do Núcleo de apoio emocional e prevenção ao suicídio Wellington Aparecido Silva e a terapeuta ocupacional representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Danielle dos Santos Cutrim Garros.

Os demais integrantes do GT Saúde Mental em Pauta são: Cin Falchi (diretor executivo Sindimmar), Lais Alessandra Capelazzo Ohashi (Presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da 31º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil), Lineth Hiordana Ugarte Bustamante (imigrante boliviana de origem Quéchua; psicóloga e assistente Social), Meire Luci Silva (terapeuta ocupacional, docente na curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual  Paulista), Nilva Regina Galletti (assistente social, psicóloga e coordenadora da Seccional Marília do Conselho Regional de Serviço Social), Paula Fernandes Pirinete  (assistente social da Defensoria Pública) e Paulo Roberto Silveira Bueno Filho (psicólogo da Defensoria Pública de Marília).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Traduzir para
Nosso Whatsapp (11)97027-7246
Visitas: 126659 Usuários Online: 25
Copyright (c) 2024 - TV TVR - TV Regional
Converse conosco pelo Whatsapp!